Nesta postagem vou mostrar a reforma do motor do Pangaré Sonhador.
Para começar alguns dados técnicos do Motor:
Fabricante - Scania
Modelo - DS11
Potência - 296 HP
Cilindros - 6 em linha
Cilindradas - 11.020 ou 11,02 dm3 ou 11,02 litros
Ciclo de trabalho - 4 Tempos
Relação da compressão - 15:1
Quantidade de óleo no motor - 25 litros
As imagens a seguir foram feitas na época da compra do "Latão" (26/02/2011), como dá para perceber comparando com a imagem de 19/05/2011, falta o parafuso que fixa a polia ao virabrequim.
No vídeo logo abaixo, dá para perceber uma oscilação na polia principal, mas como na época da compra eu não entendia nada de motor diesel, e tinha um mecânico de "confiança" acompanhando, ao lhe perguntar sobre a oscilação, ele me disse que era "normal".
 |
Polia sem o parafuso |
 |
Polia com o parafuso |
A seguir as consequências dessa "normalidade", ela provocou o alargamento do canal da chaveta, no virabrequim e na polia.
Além dos problemas já citados o motor estava super aquecendo e a água do radiador "sumindo", devido a junta do cabeçote estar queimada, cheguei a rodar mais de 20 km sem água.
Háhá!!!, descobri, problema de junta, junta tudo e joga fora. kkkk
Mas como eu sou Brasileiro, não desisto nunca!!!!
Com todos estes problemas, realizei o deslocamento do "Dino" de Canoas no Rio Grande do Sul para Florianópolis em Santa Catarina e por incrível que pareça o motor não fundiu.
Cheguei a conclusão que este motor Scania é muito bom e resistente.
A seguir a desmontagem do motor para realizar o conserto.
 |
Válvulas |
 |
Bloco do motor |
 |
Pistões |
 |
Bomba Injetora |
 |
Rolamento é o que não falta |
 |
Caixa de câmbio ainda no Panga |
 |
Bloco do motor |
 |
Bloco do Motor |
 |
Tampa do Carter |
 |
Um acidente ao retirar o motor, por fora |
 |
Um acidente ao retirar o motor, por dentro |
 |
Compressor de Ar |
 |
Detalhe do dano ao eixo do virabrequim |
 |
Local do Disco e do Platô de Embreagem |
 |
Acima o Trambulador, à Esquerda Saída Para o Eixo Cardã |
 |
O pequeno disco de embreagem |
 |
Eixo Cardã com a Cruzeta |
 |
Virabrequim Antes de Ser Recondicionado e Retificado |
 |
Caixa de Câmbio "Industria Argentina"
Em outra postagem, vou mostrar a montagem do motor. |
Parabéns por não desistir meu amigo!
ResponderExcluirObrigado pelas palavras.
ExcluirSem dúvida um trabalho de perseverança...
ResponderExcluirObrigado.
Excluir